Amamentando (1)

Assim que chegou em meus braços na maternidade, minha filha choramingava...
"Coloque no peito" me disseram.
"Mas eu já tenho leite?" Eu nem sabia. Mas coloquei e ela mamou.
Então, querendo ser "justa" com as duas, tentei dar de mamar para a outra. Ela só dormia. Não acordou de modo algum.
A primeira continuava choramingando. Voltou para o peito.
"E se acabar com todo o leite? Como fica a outra?" eu estava literalmente em pânico. "E se o colostro acabar?"
Minha comadre nutricionista disse "Elas são diferentes...".
Minha comadre pediatra disse "Não se preocupe que o leite vem para as duas".
E veio. Tive leite suficiente para as duas e mais. A "dorminhoca" mamou só no dia seguinte, mas tirou o atraso.

Mensagem principal: Seres humanos são diferentes uns dos outros. Irmãos são diferentes. Sejam gêmeos, trigêmeos, inclusive os com mesma carga genética, chamados "idênticos".
Todos somos indivíduos. Cada um com uma alma única e diferente!

Não podemos e não devemos fazer tudo igual!
Dar a cada um o que precisa, na dose que cada um precisa.
Fazer tudo igual não é amar igual; amar igual e amar com a mesma intensidade.


Texto que publiquei pela primeira vez em 2003 no grupo Yahoo! mamae_bebe.

0 comentários: