Amiga boa

Em referência ao texto publicado em Mães Más.

Com certeza educar é a parte mais difícil. Por mais que todo o cuidado físico tenha sua dificuldade, principalmente por que é novo e é com o nosso bebê, educar é muito difícil.

É difícil porque não temos uma "tabela" de comparação, não temos certeza de que nossos filhos entenderam nossa mensagem, não temos certeza se vão agir de acordo com nossa orientação quando estiverem longe de nós... não temos certeza de nada, nem teremos nunca. E nem os pediatras, nem os psicólogos, nem os professores tem todas as respostas...

Eu tenho procurado ser uma "Mãe má" , mas também e principalmente uma "Amiga boa" . Converso com elas tudo. Absolutamente tudo. Nunca menti sobre nada. No máximo, quando o assunto é complexo demais eu digo: "é um assunto demorado, podemos conversar depois ?" E depois conversamos mesmo.

Eu observei que para tudo o que acontece na nossa vida, elas estão atentas e observam tudo, e tem uma explicação para cada coisa. Mesmo que não falem, viram, analisaram e chegaram a uma idéia, às vezes até em conjunto. Então criamos o hábito de conversar sobre tudo. E já vejo a diferença disso refletindo no comportamento delas. Quando alguém comenta alguma coisa na escola, ou elas já sabem e sabem da maneira certa, ou então quando a "conversa" é estranha, elas vem pra mim e questionam: "mamãe, isso não pode ser assim, não é?" ou "Falaram isso, é certo?" Sabem aqueles comentários sem pé nem cabeça que as pessoas inventam para as crianças? Principalmente no que se refere à Educação Sexual.

Elas também sabem que tem que respeitar a criação dos outros e não falar nada com nenhuma criança que ela não saiba, porque quem tem que falar são os pais da criança. Elas sabem que tem gente que conversa, tem gente que não. Sabem que tanto a minha criação quanto a do pai delas foi diferente, muito mais fechada.

Mensagem principal: Quero ser uma “mãe má” no sentido de cuidar, proteger, mas preciso ser uma “amiga boa” para confiar e receber confiança.

Texto que publiquei pela primeira vez em 2003 no grupo Yahoo! mamae_bebe.

0 comentários: